Não dão importância até que se assustem.
- Dra. Yana Cardiologista
- 10 de mar. de 2021
- 1 min de leitura

Algumas escolhas simples de estilo de vida podem prevenir muitos tipos de doenças cardíacas, incluindo ataque cardíaco e derrame. Mesmo um único ajuste pode ser enorme.
Mas a mudança é difícil, especialmente à medida que você envelhece.
Se você já chegou ou passou dos 40 anos, já deve ter percebido que muitas mudanças ocorrem no organismo e que é preciso ter mais cuidado com a saúde.
A partir desta faixa etária aumentam as chances de desenvolvimento de problemas cardíacos, principalmente o infarto agudo do miocárdio.
Vamos a dados como exemplo. Os brasileiros não dão importância a pressão alta. A doença atinge 40 milhões de brasileiros, desses apenas 20% tem a pressão controlada: 120 por 80 mmHg. Geralmente, as pessoas procuram o médico quando apresentam quase todos os sintomas. Assustadas, tomam os remédios, cuidam da alimentação e praticam atividades físicas. Após alguns meses não sentem mais nada e interrompem o tratamento. Abandonam os remédios, voltam ao sedentarismo e ao fast food.
Incrível que ainda não há o entendimento que a hipertensão é uma doença crônica, cujo tratamento é para a vida inteira.
A boa notícia é que ainda dá tempo de salvar seu coração!
Adultos saudáveis devem fazer o Check Up a cada dois anos. Para obesos, sedentários e fumantes a bateria de exames é realizada anualmente. Hipertensos, diabéticos e pessoas com câncer fazem o check up a cada seis meses. Fumantes, por exemplo, são submetidos à análise de expectoração com investigação de células cancerígenas, análise de marcadores tumorais, entre outros exames.
Tome medidas hoje para diminuir o risco de doenças cardíacas.

Dra. Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto
Médica Cardiologista CRM: 11535 | RQE: 7579
ITUMBIARA-GO
Comments