Gravidez e o fator de risco.
- Dra. Yana Cardiologista
- 19 de fev. de 2021
- 1 min de leitura

A gravidez é um fator de risco para o desenvolvimento de coágulos sanguíneos, especialmente trombose venosa profunda. A gravidez e o parto são fatores de risco independentes para rupturas espontâneas na aorta; no entanto, a presença de outras condições, como doenças do tecido conjuntivo, podem agravar o risco.
As complicações adicionais induzidas pela gravidez incluem hipertensão, pré-eclâmpsia, cardiomiopatia, insuficiência cardíaca, diabetes gestacional, sopros cardíacos e agravamento dos problemas de válvula.
A cardiomiopatia periparto, muitas vezes não é reconhecida e pode ser uma doença cardíaca com risco de vida que pode se desenvolver no final da gravidez ou meses após o parto. Pode ser difícil de diagnosticar porque os sintomas são semelhantes aos de uma gravidez normal e incluem falta de ar e inchaço nas pernas e pés.
Apesar de rara, se faz de grande importância o conhecimento desta cardiopatia.
A respeito de engravidar novamente, nos casos em que houve recuperação completa do quadro, há recorrência em até 20% e, se não houve recuperação, há alto risco de complicações como: morte materna, aborto ou parto prematuro. .
Sendo assim, a escolha por uma nova gestação deverá ser cautelosamente discutida com seu médico!

Dra. Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto
Médica Cardiologista CRM: 11535 | RQE: 7579
ITUMBIARA-GO
Comments