Era uma vez a artéria. E nela se formou um coágulo de sangue.
- Dra. Yana Cardiologista
- 21 de jul. de 2021
- 1 min de leitura

Quando alguém descobre que está com um problema de circulação, como o exemplo das chamadas varizes, pode bater aquele medo de que o quadro evolua para trombose grave ou até mesmo uma amputação.⠀
Mas aqui vamos falar da trombose arterial, o que é diferente da trombose venosa. Isso porque sempre ocorre essa confusão.
A trombose arterial é semelhante à trombose venosa profunda, mas afeta as artérias, não as veias. As artérias são geralmente maiores e transportam mais sangue.
Vamos listar seus fatores. Se está na lista, tem risco.
É fumante?, diabetico?. tem pressão alta?, colesterol alto?, não pratica atividade física e é obeso?, tem uma dieta pobre?, tem um histórico familiar de trombose arterial?, é idoso?.
Então abra o olho e fique atento.
"Essa trombose arterial" pode resultar em uma angina instável , que é um tipo de dor no peito, infarto do miocárdio, um acidente vascular cerebral isquêmico ou uma isquemia arterial periférica dos membros, uma condição que reduz significativamente o fluxo sanguíneo para os membros.
Parece que quero te assustar, mas não é isso.
"Quero te alertar".
Todas essas condições merecem atenção médica imediata.
E não se engane. Qualquer pessoa pode desenvolver trombose arterial.
Pode causar complicações fatais e quem têm não deve atrasar o tratamento, mesmo que não tenha certeza ou tenha apenas alguns fatores de risco.
As perspectivas são muito melhores com o tratamento.

Dra. Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto
Médica Cardiologista CRM: 11535 | RQE: 7579
ITUMBIARA-GO
Commentaires