top of page

A síndrome do coração partido é real?


A síndrome do coração partido é um grupo de sintomas semelhantes aos de um infarto.


Essa condição pode ocorrer após uma variedade de estressores emocionais, como tristeza (por exemplo, morte de um ente querido), medo, raiva extrema e surpresa. Também pode ocorrer após vários estressores físicos no corpo, como acidente vascular cerebral, convulsão, dificuldade em respirar (como uma crise de asma ou enfisema) ou sangramento significativo.


A maioria das pessoas afetadas pela síndrome do coração partido acha que estão infartando, porque sintomas como falta de ar e dor no peito são semelhantes em ambas as condições.


Normalmente, esses sintomas começam apenas alguns minutos ou horas após a pessoa ter sido exposta a um estresse severo e geralmente inesperado.


O atendimento de emergência deve sempre ser procurado quando ocorrer esses sintomas -angina - dor no peito repentina e intensa, falta de ar, arritmia,

choque cardiogênico (incapacidade do coração de bombear sangue suficiente para atender às demandas do corpo), desmaio, pressão sanguínea baixa, insuficiência cardíaca, pois não há como determinar sua causa sem testes e diagnósticos adequados por um médico.


Para manter o controle da saúde do coração, seu médico pode recomendar um eco cerca de um mês após o diagnóstico da síndrome. Converse com seu médico sobre quantas vezes você deve agendar visitas de acompanhamento.


Como o músculo cardíaco não é permanentemente danificado com essa síndrome, os pacientes geralmente recuperam rápido e completamente.





Dra. Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto

Médica Cardiologista CRM: 11535  |  RQE: 7579


ITUMBIARA-GO

Comentarios


  • Dra. Yana Cardiologista
  • Dra. Yana Cardiologista
logo footer.png

©  desde 2020 por Dra Yana Guimarães Borges Ribeiro Neto  |  CRM: 11535  |  RQE: 7579

 

DESENVOLVIDO POR VIEW NETWORK 

bottom of page